Cine-Concerto

Cine-concerto B-Fachada

23 FEV – 17h  |  Cinema São Jorge  | sala 1 |  7€

Aconselhado para maiores de 4 anos

Comprar bilhetes

 

Imperdível a experiência de ver ao vivo duas das obras primas da animação russa , com música ao vivo pelo B fachada.

Bio B Fachada
Na música popular portuguesa do século XXI não há outra figura como B Fachada, o nome artístico de Bernardo Fachada, compositor, multi-instrumentista, produtor.

Desde 2007 que subverte o cânone e converte os dogmáticos. Está sobretudo interessado em questionar convenções no seu próprio tom, no seu próprio tempo, nos seus próprios termos.

Fez parte da banda Diabo na Cruz; foi documentado pelo realizador Tiago Pereira; actuou com Sérgio Godinho, Dead Combo, Lula Pena, Manel Cruz, Manuela Azevedo, Márcia, Norberto Lobo, Nuno Prata ou Samuel Úria. Fez primeiras partes para Kurt Vile e Vashti Bunyan.

Diz-se que sua obra é indistinguível de quem a consome. Ou que biografia e alegoria são inseparáveis na sua contundente escrita.



Apresentamos duas curtas-metragens muito especiais,
de um dos mestres do cinema de animação Russo.

Fyodor Khitruk  nasceu em 1917 ano da revolução russa. Com 14 anos, mudou-se com a família para a Alemanha, onde estudou numa escola de arte. Voltou para a União Soviética e a sua vida mudou depois de ver os Três Porquinhos da Disney (1933), chamou-lhe um  “milagre”. Formou-se em 1936 e conseguiu um emprego no departamento de arte da Soyuzmultfilm, os estúdios de animação mais importantes da União Soviética, onde trabalhou nos 50 anos seguintes.

 

O Ursinho
Toptyzhka
1964 | Russia | 10’

Um conto sobre o pequeno filhote de urso que, por ter problemas de sono, fez amizade com uma pequena lebre, algo que a mãe desaprova.

 

As Férias do Bonifácio
Kanikuly Bonifatsiya
1965 | Russia| 21’

Bonifácio é um leão muito simpático que trabalha no circo. Chegou a altura de tirar umas férias, e Bonifácio decide ir visitar a família a África.