JÚRIS E PRÉMIOS

JÚRI MEO

JÚNIOR

Agostinho Berhan, 8 anos

Gosto muito de ver filmes e ser júri é uma experiência divertida!

Amélia Fernandes, 7 anos

Queria experimentar ser júri porque gosto muito de filmes.

Amélia Fernandes, 7 anos

A minha irmã já participou e também quero participar.

Catarina Mendes Van Es, 8 anos

Gosto de Cinema Teatro e Ballet, gosto de ver todos os filmes.

Eleonora Constante, 10 anos

Gosto de filmes, a minha mãe trabalha com cinema e quando eu crescer eu vou ser atriz.

Eric Chauet Thire, 6 anos

Gosto muito de filmes e estou sempre atento nos detalhes.

Francisca Ricardo Carvalho, 8 anos

Fui espetadora e agora quero ver ainda mais filmes, ter um papel diferente no festival.

Maria Onofre Francisco, 9 anos

Vou todos os anos ao festival PLAY com os meus pais e com a minha escola.

Marta Ramos, 10 anos

Vou todos os anos ao festival PLAY com os meus pais e com a minha escola.

Rosa Banora, 9 anos

Desde pequenina que gosto de falar e apresentar e gosto de votar. Normalmente as crianças não são júris.

Sofia Santos, 8 anos

Gosto de curtas e gosto de dar pontuações às coisas.

Tomás Onofre Francisco, 6 anos

Vou todos os anos ao festival Play e gosto muito.

TEEN

Chico de Carvalho, 16 anos

Gosto bastante de cinema e de coisas novas.

Carolina Alves Domingos, 12 anos

Gosto de ver filmes, dar a minha opinião e participar em experiências novas.

Ema Ramos, 15 anos

Gosto muito de cinema e ainda não tinha tido a oportunidade de ser júri. Estou curiosa para ver os filmes.

Francisco Raposinho, 15 anos

Sempre fui ao Play e sempre gostei muito das curtas, também porque acho muito importante a participação e divulgação do cinema a nível global e sinto que estaria a participar em algo muito fixe!

Júlio de Carvalho, 14 anos

Acho que será uma experiência única e interessante.

Luna Duarte, 13 anos

Acredito que a sensibilidade artística, o gosto pelo cinema me vão ajudar bastante a avaliar.

Olivia Silva, 14 anos

Quero partilhar a minha perspectiva sobre estes filmes e sempre gostei de cinema.

Rosa Marques, 15 anos

Gosto muito da possibilidade de vir a aprender mais sobre o mundo do cinema.

Violeta Saraiva, 14 anos

Já tive a experiência de estar no palco deste Festival a apresentar filmes e agora gostava de ter importância na escolha dos filmes.

júri internacional

Falcão Nhaga, Portugal

Argumentista e realizador, filho de mãe cabo-verdiana e pai guineense, tendo crescido em bairros nos arredores de Lisboa. Estudou Cinema e Antropologia. As suas curta-metragens, MISTIDA (2022) e SABURA (2025), tiveram percursos internacionais em festivais como Cannes, Clermont-Ferrand, Curtas Vila do Conde, Indielisboa e Uppsala, sendo premiadas nacional e internacionalmente. Prepara agora a sua primeira longa-metragem.

Inês T. Alves, Portugal

Estudou Comunicação, Narrativas Culturais e Cinema Documental. Realizou diversas curtas-metragens documentais e experimentais. A sua primeira longa-metragem documental, Águas do Pastaza, que acompanha um grupo de crianças que vivem na floresta da Amazónia, estreou na Berlinale – Festival de Cinema de Berlim em 2022, foi selecionada para mais de 50 festivais internacionais incluindo o Festival PLAY. Facilita encontros e oficinas de cinema em diversos contextos, tendo colaborado com a associação Os Filhos de Lumière, Videoteca de Lisboa e Cineclube de Viseu.

Gudrun Sommer, Alemanha

Diretora do festival DOXS RUHR e proprietária da fair enough, uma agência de consultoria para sustentabilidade em cinema e cultura. Iniciou o primeiro festival de documentários para crianças e jovens da Alemanha, o doxs!. Co-dirigiu a 43ª e 44ª Semana de Cinema de Duisburg e trabalhou como curadora para vários festivais e instituições. Foi membro do júri Generation da Berlinale em 2023 e, desde então, faz parte do conselho da Associação Europeia de Cinema Infantil ECFA. Publica e leciona sobre os temas cinema infantil, cinema documental e educação cultural. 

Michael Harbauer, Alemanha

Em 1996, fundou o Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens SCHLiNGEL e é o seu diretor desde a sua criação. Além dos seus muitos anos de trabalho para agências alemãs de classificação de filmes e para as organizações internacionais ECFA e CIFEJ. Vem iniciando e organizando apresentações regulares de filmes em língua alemã para a geração mais jovem, principalmente fora da Europa, há mais de 20 anos. Em 2020, fundou o «Club of Festivals», uma associação de mais de 30 festivais de cinema para crianças e jovens em todo o mundo.

Hilde Steenssens, Bélgica

Fundadora e diretora do Filem'On, o Festival Internacional de Cinema para o Público Jovem na Bélgica, que celebra a sua 18.ª edição este ano. Ela também é curadora de outras iniciativas cinematográficas e festivais para crianças na Bélgica. Como pedagoga e criminologista juvenil, está convencida do poder da arte e do cinema como meios de apoio às crianças e aos jovens no seu crescimento para se tornarem cidadãos do mundo! Ela garante que o festival Filem'On se mantenha dinâmico, qualitativo e sustentável.


júri laboratório

Gisela Casimiro 

Nasceu na Guiné-Bissau, é escritora, artista e tradutora. Publicou Erosão, Giz, e Estendais. Assinou as peças Casa com Árvores Dentro e Vida: Uma Aplicação. É coargumentista da série Novas Narrativas de Caça. Em teatro trabalhou com Ana Borralho & João Galante, Raquel André, Cristina Carvalhal, Marco Mendonça, Romeo Castellucci, Milo Rau. Expôs no Armário, Balcony, Zé dos Bois, Galerias Municipais do Porto, Lisboa e Almada, MACE, Appleton e Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo. Coordenou durante três anos o Clube de Leitura do Cinema Batalha. É cofundadora da UNA – União Negra das Artes.

Xiaojuan Zhou

Como presidente da Attraction Distribution e produtora executiva da Attraction Kids, tem uma vasta experiência e conhecimento em distribuição de filmes e programas de TV e cooperação internacional. A sua equipa lançou a carreira internacional de mais de 200 filmes familiares de todo o mundo, que conquistaram mais de 1000 prémios e deram à sua empresa a reputação de ‘ONU dos filmes familiares independentes’. Participou em vários festivais e integrou alguns deles como palestrante ou membro do júri. Tem dois mestrados na China e no Canadá em estudos de mídia, formou-se na Austrália, concluiu um curso de verão em 2019 na Universidade de Harvard e reside em Montreal.

Nora Lakos 

Escritora, realizadora e produtora sediada em Budapeste. Recebeu mais de 30 prémios internacionais em todo o mundo e o seu último filme foi nomeado para o Prémio do Público Jovem da Academia Europeia de Cinema. “Cream”, a sua primeira longa-metragem, foi adquirida pela HBO e pela Netflix, e “I Accidentally Wrote a Book” tornou-se o filme familiar de imagem real mais visto na Hungria. No início da sua carreira, realizou várias curtas-metragens, incluindo Edina, que ganhou prémios em festivais , como o Festival de Cinema de Sarajevo. Apaixonada por criar conteúdos para o público jovem, é membro do conselho da European Children's Film Association (ECFA). Fundou o Cinemira, o primeiro festival internacional de cinema infantil e juvenil da Hungria, em 2018.

Nuno Artur Silva

Autor, director criativo e produtor de livros, peças de teatro, eventos, séries e programas de televisão. Apresentador de programas de rádio e televisão de cultura, de debate político e de humor. Foi fundador e director da Produções Fictícias, agência criativa; do Canal Q; e fundados e publisher d’O Inimigo Público. Foi administrador da RTP e Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media no XXII Governo Constitucional. Actualmente é professor na U. Lusófona na Licenciatura em Cinema e Artes dos Media. É autor e apresentador do programa “A Escuta do Mundo”, na TSF. Recentemente publicou: Síul, Epilif e o Grande Zigomático e Como É Que Os Nossos Amigos Ficam Nossos Amigos – Teoria Universal da Amizade, ambos pela Betrand Editora.