• O PLAY volta a ligar o grande ecrã para a sua 13.ª edição, convidando crianças, jovens e pessoas adultas a mergulhar num programa onde o cinema é ponto de partida para a curiosidade, o pensamento e a criação. Durante 9 dias, propomos uma viagem por histórias vindas de todo o mundo.

  • SESSÕES:

    • 28 FEV 18H | CINEMA S. JORGE SALA 3 | 96’

    Longa-metragem

    Honey Natasha Arthy, 2025, Dinamarca, 96’ (Imagem Real, V.O. Dinamarquês, Leg PT e ING ) Honey é nova na turma e tem a tarefa de escrever sobre a sua família. Mas Honey não quer escrever sobre a sua irmã, que tem síndrome de Down, o seu pai, que cultiva canábis, ou a sua mãe, que trabalha em dois turnos. Em segredo, descobre que o avô que pensava estar morto está, na verdade, vivo. Um filme caloroso e envolvente, repleto de música e humor.

    *Notas: Referência a cultivo caseiro de cannabis

  • SESSÕES:

    • 21 FEV 18h15 | CINEMA S. JORGE SALA 3 | 83’

    O regresso da andorinha Daniela Godel, 2024, França, 4’11’’ (Animação, V.O. Espanhol, Leg ING) Nas profundezas de uma floresta escura, Arianna começa a entoar uma melodia.

    Pelas costuras Adriana Andrade, Luana Rodrigues, Daniela Tietzen, 2024, Portugal, 3’38’’ (Animação, V.O. Português, Leg ING) Três mulheres descrevem as suas experiências, lutas interiores entre feminino e masculino e as suas jornadas de aceitação. Um filme sobre a adolescência feminina e a aceitação enquanto mulheres.

    Alguém especial Alice Gervat, 2024, França, 7’24’’ (Animação, V.O. Francês, Vietnamita, Leg PT e ING) Lisa conheceu Xuân através de uma aplicação e vão encontrar-se pela primeira vez. Mas há um problema: Lisa disse-lhe que é fluente em vietnamita, apesar de não entender uma palavra. Agora, tem uma semana para aprender.

    Ultravioleta Veerle De Wilde, 2024, Bélgica, Países Baixos, 24’ (Imagem real, V.O. Neerlandês, Leg PT e ING) Uma jovem rapariga luta para aceitar os problemas psicológicos da mãe enquanto procura a sua própria identidade feminina.

    Inspira Melana Sokhadze, 2024, Suíça, Geórgia, 13’ (Imagem real, V.O. Georgiano, Leg PT e ING) Nino, de treze anos, tem a sua primeira menstruação no dia da sua grande competição de natação. O seu treinador, um homem de quarenta anos, acha que ela não pode  participar e excluí-a da competição.

    Ebb e Flow Nay Tabbara, 2024, Líbano, Qatar, EUA, Lebanon, 18’33’’ (Imagem real, V.O. Árabe, Leg PT e ING) Determinada a dar o seu primeiro beijo, uma jovem adolescente desafia o seu mundo tumultuoso em busca da normalidade.

    Amor e pastilha elástica Arianna Di Stefano, 2024, Itália, 13’ (Imagem real, V.O Italiano, Leg PT e ING) Riccardo, 13 anos, está apaixonado pela rapariga mais bonita da escola. Como é que ele pode dar-lhe um beijo? Uma representação divertida e original dos sentimentos adolescentes, do crescimento e do primeiro amor.

  • SESSÕES:

    • 01 MAR 18h | CINEMA S. JORGE SALA MDO | 78’

    Telefone Estragado Laura Boráros, 2024, República Checa, 1’42’’ (Animação, Sem Diálogos) Um homem quer enviar uma mensagem a uma mulher através de um jogo de telefone.

    Atrás da bola Chloë Danguy, 2024, França, 4’ (Animação, V.O. Francês, Leg PT e ING) O mundo de Gaëlle está a desmoronar-se. O grupo de rapazes com quem ela joga futebol há anos começou a interessar-se por raparigas.

    Juanita Karen Joaquín, 2025, Espanha, 20’ (Imagem real, V.O. Espanhol, Leg PT e ING) Em Barcelona, Juanita de 12 anos tenta crescer sob as expectativas da beleza feminina. Antes de uma festa na piscina, Juanita precisa enfrentar algo que tem crescido com ela: os pelos nas pernas.

    O balneário Sebastian Granskog, 2024, Finlândia, 11’ (Imagem real, V.O. Finlandês, Leg PT e ING) Dois melhores amigos, que ainda não chegaram à puberdade, fazem tudo ao seu alcance para evitar enfrentar o seu maior medo: o balneário da escola.

    Neko Inês Oliveira, 2025, Portugal, 29’58’’ (Imagem real, V.O. Português, Leg ING) Neko e os seus amigos encontram-se no Chiado, uma tarde de final de verão. Pelas ruas da cidade vão descobrindo que, com eles, as suas relações também se vão alterando.

    *Sessão com presença da realizadora Inês Oliveira

  • SESSÕES:

    • 22 FEV 17H15 | CINEMA S. JORGE SALA MDO | 85’

    À espera de ser recolhido Yujia Wang, 2024, França, 4’ (Animação, V.O. Chinês, Leg ING, PT) Ming tem um trabalho solitário e repetitivo, como dono de um ponto de recolha de encomendas. Mas há um motivo para estar feliz todos os dias.

    Depois das aulas Simona Jurkuvėnaitė, 2025, Lituânia, 14’ (Imagem real, V.O. Lituano, Leg PT e ING) Um grupo de adolescentes não sabe o que fazer: deixar o amigo inconsciente ali sozinho ou pedir ajuda e expor-se no processo? 

    Arame farpado Gustavo de Carvalho, 2025, Brasil, 22’ (Imagem real, V.O. Português, Leg ING) Um acidente deixa duas irmãs e o seu padrasto presos nas urgências durante a noite. No meio de encontros tensos com outras pessoas, eles lutam com a complexidade das suas relações familiares.

    Cineclube dos pequenos rebeldes Khozy Rizal, 2024, Indonésia, 17’ (Imagem real, V.O. Indonésio, Makassarês, Leg PT e ING) Em 2008, Doddy, um rapaz de 14 anos, tenta recriar uma cena icónica de um filme de zombies com três dos seus melhores amigos, usando uma câmara de vídeo de Anji, o seu irmão emo triste e revoltado.

    Francisco Perdido Frederico Mesquita, 2024, Portugal, 17’07’’ (Imagem real, V.O. Português, Leg ING) Francisco acredita que o seu novo telemóvel irá fazê-lo conquistar o amor de Rita. Mas, naquele dia na praia, as coisas não correm como esperado. Uma comédia dramática sobre os azares da adolescência.

    *Notas: O Filme “Francisco perdido” contém linguagem imprópria. 

    *Sessão com presença do realizador Frederico Mesquita

  • SESSÕES:

    • 28 FEV 11H30 | CINEMA IDEAL | 80’

    Desafiámos  um grupo de jovens do Liceu Passos Manoel para debaterem quatro filmes na sala de aula e fazerem uma apresentação ao público durante o festival.

    Amarela André Saito, 2024, Brasil, 15’ (Imagem real, V.O. Português, Leg ING) Erika é uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições familiares. No dia da final da Copa do Mundo, Erika vivencia uma violência que, apesar de parecer invisível, a faz mergulhar num mar doloroso de emoções.

    Rapazes Anna Martí Domingo, 2024, Espanha, 14’47’’ (Imagem real, V.O. Espanhol, Leg PT e ING) Teo e os amigos acreditam estar longe do mais exótico tipo de masculinidade tóxica. Ainda assim, qualquer jogo é uma desculpa para serem violentos uns com os outros. Um dia de Verão, levam o jogo ao limite.

    Amplificado Dina Naser, 2024, Jordânia, Egipto, Palestina, 18’46’’ (Imagem real, V.O. Árabe, Leg PT e ING) Hindi é uma encantadora jovem karateca com problemas de audição. Após ter sido submetida a uma incidente violento no centro de Karaté, o mundo de Hindi fica distorcido. 

    Nem Deus nem pai Paul Kermarec, 2025, França, 11’32’’ (Imagem real, V.O. Francês, Leg PT e ING) Uma ficção/documentário que explora a relação íntima que um jovem tem com a Internet. O algoritmo torna-se muito mais que um simples motor de busca, turvando os limites entre o real e o virtual.

    *Notas: O filme “Amplificado” aborda uma situação de abuso de poder em contexto escolar, sem representação explícita.

sessões de cinema +13 anos

BILHETES DISPONÍVEIS BREVEMENTE